Tudo sobre negócios, finanças, empreendedorismo e capital de giro.

Gestão Financeira: o que é e para que serve?

Durante o planejamento, são definidas metas e objetivos financeiros, bem como estabelecidos orçamentos e estratégias para alcançá-los, considerando fatores internos e externos que possam impactar as finanças da empresa. No controle são realizados monitoramentos das operações financeiras, garantindo que os processos sejam executados de acordo com o planejado. No terceiro momento são realizadas análises financeiras para compreender a situação da empresa, identificar tendências, oportunidades e ameaças, avaliar a viabilidade de projetos e investimentos, além de investigar possíveis áreas de melhoria. Com base nas informações financeiras e análises realizadas, a gestão financeira apoia a tomada de decisões estratégicas, seja por meio de investimentos, expansão de operações, redução de custos, obtenção de financiamentos, entre outras ações que impactam o desempenho financeiro da empresa.

O objetivo principal da gestão financeira é manter os gastos da empresa equilibrados em relação aos seus ganhos, possibilitando que ela opere de forma lucrativa. Infelizmente, muitas empresas não operam no lucro devido à falta de uma boa gestão financeira, o que pode levá-las à falência. De acordo com dados do Indicador de Inadimplência das Empresas, da Serasa Experian, em dezembro de 2022, 5,74 milhões de micro e pequenas empresas foram alcançadas pela inadimplência. Para reverter cenários como esse, é necessário um foco no gerenciamento financeiro. É através dele que é possível arquitetar os caminhos para que um negócio opere no azul, favorecendo sua saúde financeira e possibilitando seu crescimento.

A gestão financeira é cíclica dentro de uma organização e pode estar imersa em cenários voláteis com diferentes condições de investimentos. Por isso, fazer um bom gerenciamento financeiro é um verdadeiro desafio e exige um olhar estratégico e atento para que a empresa possa se manter à frente da concorrência. Essa significativa responsabilidade passa por todos os setores financeiros, incluindo a entrada de caixa, pagamento de contas e identificação estratégica de gastos desnecessários para encontrar soluções viáveis para eliminá-los.

Uma gestão financeira eficiente é sinônimo de eficiência em qualquer frente de negócio, seja logística, operacional, produtiva ou outra. Os responsáveis pelo gerenciamento financeiro devem encontrar pontos de melhoria em toda a empresa, administrando o capital e os bens da empresa e conciliando as metas financeiras, como a redução de custos, com os objetivos produtivos, como o aumento das vendas.

Precisa de ajuda para controlar sua Gestão Financeira? Conte Conosco! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

O2 Inc nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *